quinta-feira, 17 de junho de 2010

Onicomicose (micose na unha)

Onicomicose


É uma doença provocada por fungos dermatófitos, estes fungos se alimentam de queratina um dos principais componentes da unha.
A onicomicose é superficial, atinge a lâmina ungueal e o leito. Dentre as manifestações é comum o escurecimento, o espessamento e o descolamento da unha, às vezes pode até destruir a unha por completo, porém, a matriz (raiz da unha) é preservada.
Apesar de ser resistente ao tratamento, existe a cura.

Tratamento
Deve ser associado o trabalho do podólogo e do dermatologista.
O resultado depende da velocidade de crescimento da unha, quanto mais rápido ela crescer, mais rápido será a cura, no entanto, dependendo da porcentagem de unha acometida o tratamento ultrapassa 12 meses.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Olho de Peixe ( Verruga Plantar)

Verruga Plantar

Verruga Plantar é um tumor epidérmico de origem virótica, causada pelo vírus classificado como HPV (Papiloma Vírus Humano).


Aparece em qualquer área do pé, pode ser amarelada, pouco saliente, tendo à primeira vista aspecto de calo, ou ainda ser branca se estiver em local sem pressão.
Causa dor imensa, dificultando a deambulação (caminhar), podendo apresentar-se em um pé ou em ambos, e por vezes em quantidades maiores formando a placa verrucosa.


Para o tratamento consulte um podólogo devidamente habilitado e/ou um dermatologista.

sábado, 12 de junho de 2010

Dicas para a saúde de seus pés

Como manter seus pés saudáveis?

- Não repetir o calçado ( ele deve descansar no mínimo 24h, antes de serem usados novamente, isto permite que o calçado respire e seque devidamente, evitando maus odores;


- Os pés transpiram cerca de 20 gramas por dia, para prevenir a propagação de fungos e bactérias, após a higienização diária dê atenção à secagem, principalmente entre os dedos;


- Hidrate diariamente seus pés (pés bem hidratados evitam o surgimento de calos e fissuras);


- Não retiar a cutícula, cortar cantos das unhas e cortar calos;


- Frequentar regularmente um podólogo;



sexta-feira, 11 de junho de 2010

O que é Podologia


O que é Podologia?
A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano.
A palavra Podologia deriva do grego: “podo” significa pé e “logos” significa tratado. Assim, podemos definir Podologia como “estudo e tratamento dos pés”.
Como outras ciências da saúde, a podologia teve uma grande evolução na qualidade e no tipo de serviços prestados nesta área, o que faz com que a definição anterior se torne insuficiente para caracterizar a Podologia no seu estado atual. Fazem parte dessa evolução a aplicação de novas tecnologias nos métodos de diagnóstico e aplicação de novos tratamentos, tornando a Podologia numa área da saúde altamente especializada, que nada tem a ver com simples tratamentos de estética, como algumas pessoas pensam, por falta de informação.
Assim, pode-se definir Podologia como o ramo das ciências da saúde que tem por objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento das podopatias superficiais.

O que é um Podólogo?
Podólogo é um profissional da área da saúde com formação técnica ou superior que tem habilitação e autonomia para diagnosticar e tratar as podopatias superficiais.